Todo mundo odeia Janja?

A avaliação positiva da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja, despencou ao longo dos anos de 2023 e 2024, mas varia de acordo com estratos sociais e econômicos

Todo mundo odeia Janja?
Publicado em 28/12/2024 às 8:38

Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaestmostrou que a avaliação positiva da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja caiu ao longo dos anos de 2023 e 2024, enquanto a quantidade de pessoas que têm uma opinião negativa sobre ela subiu.

No entanto, esse movimento não é uniforme há variações significativas dependendo da região do país, da renda, da religião e da escolaridade dos entrevistados.

De acordo com o levantamento, as regiões em que a avaliação de Janja é pior são o Sul e o Sudeste, onde apenas 17% e 18% dos entrevistados, respectivamente, disseram ter uma boa opinião sobre a primeira-dama.

Nos estados do Sul, 33% disseram que têm uma avaliação ruim sobre ela.

Janja e os nordestinos

No Nordeste, apesar de a opinião das pessoas sobre Janja ser a melhor do país, com 29% dizendo ter uma imagem positiva sobre ela, é onde a queda foi mais vertiginosa. Em fevereiro de 2023, esse número era de 56%.

Janja e os cristãos

O percentual de católicos que tinha uma boa opinião sobre a Janja caiu quase pela metade, de 46% para 24%.

Entre os evangélicos, a avaliação positiva hoje está em 18%, enquanto a negativa, em 34%. Vale lembrar que, dentre esse grupo religioso, ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que professa a fé evangélica, é bastante popular.

Janja, a classe média e os pobres

Entre a classe média, a avaliação de Janja caiu mais. Para os entrevistados que ganham mais de cinco salários mínimos (em torno de 7.500 reais), o percentual que tinha uma boa opinião sobre a atual primeira-dama caiu de 40% para 18%.

Porém, entre os mais pobres, a queda também foi significativa. Entre quem ganha até dois salários mínimos (até 3.000 reais), a boa opinião sobre Janja caiu de 44% para 28%.

As polêmicas da primeira-dama

No começo do mandato do presidente Lula, a primeira-dama se envolveu em vários episódios polêmicos, com direito a reclamações nos bastidores dos ministérios sobre sua constante interferência em assuntos do governo.

Em algumas ocasiões, publicações despropositadas feita por ela em redes sociais lhe renderam críticas da opinião pública.

Neste ano, ela esteve à frente da organização do Festival de Cultura Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que aconteceu no Rio de Janeiro, paralelamente ao G20. A oposição não deixou barato e questionou os gastos do evento no Tribunal de Contas da União.

Durante um dos painéis da cúpula, Janja direcionou um xingamento ao dono do X (antigo Twitter), dizendo “f*** you, Elon Musk”, episódio que repercutiu negativamente.

Na mesma ocasião, ela chamou de “bestão” o homem de Santa Catarina como Tiü França, que se explodiu e morreu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de atacar a Corte.

O antagonista

Tópicos