Sistema FAPERON/SENAR leva capacitação em cacauicultura para indígenas Cinta Larga

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste, promoveu nos dias 11 e 12 de novembro uma capacitação voltada para a construção de viveiros e produção de mudas de cacau, beneficiando a comunidade indígena Cinta Larga da aldeia Coocasin, localizada na terra indígena Roosevelt.

Sistema FAPERON/SENAR leva capacitação em cacauicultura para indígenas Cinta Larga
Publicado em 17/12/2024 às 12:44

O treinamento, realizado com o apoio do cacique Júlio Cinta Larga e João Paulo, teve como foco o aperfeiçoamento das técnicas de cultivo de cacau, fortalecendo o desenvolvimento sustentável na região.

Durante a ação, foram entregues 10 kits de insumos do Programa “Fomenta Cacau”, contendo adubos, calcário, sombrite, regadores e sacolas plásticas. Em breve, os produtores também receberão hastes para enxertia das mudas, ampliando as possibilidades de melhoria e fortalecimento da produção local.


Segundo o supervisor do Senar Rondônia, Kennio Freire, a iniciativa é parte do compromisso do Sistema FAPERON/SENAR com o desenvolvimento rural sustentável.

O instrutor Murilo Torres destacou a importância do sistema cabruca, que permite a integração da cacauicultura à floresta, promovendo um modelo de cultivo sustentável e alinhado às necessidades ambientais.
“A parceria entre o Senar Rondônia e o Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste tem sido essencial para transformar a cadeia produtiva do cacau em uma fonte de geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores da região”, reforçou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste, Nilson Pereira.
A ação reafirma o compromisso do Sistema FAPERON/SENAR em levar conhecimento técnico, insumos e suporte aos produtores rurais, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades indígenas de Rondônia.


https://youtu.be/qRox_3Egr7I