Dr. Viriato Moura
S.A empresas e negócios – Estreia
S.A. Empresas e negócios entrevista o Presidente do hospital Central Dr. Viriato Moura
Viriato Moura nasceu em Xapuri (AC), mas, ainda criança, domiciliou-se com sua família em Porto Velho (RO), onde reside até hoje.
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, em 1974, fez residência médica em ortopedia no Hospital de Traumato-Ortopedia (Rio de Janeiro), concluída em 1976, e especializações em Medicina do Trabalho (Universidade Gama Filho, 1975), e Medicina do Esporte (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1976). Foi eleito chefe do médicos residentes em 1975, e Idealizador da I Jornada de Médicos Residentes em Ortopedia do Rio de Janeiro, ocorrida no mesmo hospital, em 1976.
Participou de mais de uma centena e meia de eventos médicos entre cursos e congressos no Brasil, Estados Unidos, Cuba e França.
Exerceu o magistério na Fundação Universidade do Pará (Fundacentro), em Porto Velho, e na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Foi eleito patrono da primeira turma de Educação Física da Fundacentro.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Colégio Internacional de Cirurgiões e do Centro Brasileiro de Estudos da Coluna Vertebral.
Foi diretor do Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor (1978-1982); estruturou e foi o primeiro diretor-geral do Hospital de Base Ary Pinheiro (1983-1985) — este, o maior da Amazônia. Fundou e foi o primeiro presidente do Sindicato dos Hospitais de Rondônia e, em seguida, do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Rondônia.
É membro efetivo da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes e da Academia de Letras de Rondônia. Publicou 20 livros, 3 opúsculos e participou de 8 coletâneas. É autor da obra 50 Anos nos Trilhos da Ética – História do Cremero e dos Primórdios da Medicina em Rondônia (2013), publicada em comemoração à instalação do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero). Escreve em diversos sites jornalísticos e médicos.
É artista plástico, chargista e cartunistas com trabalhos publicados em diversos sites, livros e jornais impressos. Criou o Planimorfismo (2008), uma variante do estilo de artes plásticas geometricista com imagens construídas exclusivamente por planos, entre outros aspectos peculiares descritos pelo autor em seu Manifesto Planimorfista. Foi curador de 4 edições do Concurso de Pintura de 17ª Brigada de Infantaria de Selva e dos festivais de cultura promovidos pelo Cremero.
Idealizou e apresentou o Programa Viva Porto Velho, na Rede TV (RO), uma vez por semana, durante 5 anos (2009-2014); apresentou, por 3 anos, o programa radiofônico Porque hoje é sábado…, na Rádio Cultura, e foi comentarista da Rádio CBN Amazônia.