Moraes proíbe Filipe Martins de conceder entrevista a jornal
“Folha de S.Paulo” diz que ministro do STF censurou entrevista com aliado de Bolsonaro; Moraes afirma que publicação violaria a condição dada na soltura de Filipe Martins de não se comunicar com os demais investigados
O jornal “Folha de S.Paulo” disse, nesta terça-feira (27), que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu que Filipe Martins, ex-assessor da Presidência durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), concedesse uma entrevista para o veículo.
Segundo o jornal, o pedido de entrevista foi feito em 18 de junho e teve a concordância de Martins.
Na justificativa, dada em 22 de agosto, Moraes disse que a entrevista violaria uma das condições colocadas para a soltura de Martins: não haver comunicação com os demais investigados pelo suposto golpe de Estado tramado para não deixar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir o Planalto.
“No atual momento das investigações, em virtude da proibição de comunicação com os demais investigados, a realização da entrevista jornalística com o investigado não é conveniente para a investigação criminal, a qual continua em andamento”, disse Moraes, segundo publicação da Folha.Além de Martins, são investigados no inquérito:
- Jair Bolsonaro;
- Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice na chapa do ex-presidente;
- e Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.
O advogado de Filipe Martins, Sebastião Coelho da Silva, afirma que o caso é “mais um abuso de poder”. Diz ainda que o ex-assessor “foi preso ilegalmente e tem cerceada a sua liberdade de expressão. Isso é um absurdo”.
CNN