domingo, setembro 26, 2021
Início Brasil CPI da Covid vai esperar STF para agendar depoimentos de governadores

CPI da Covid vai esperar STF para agendar depoimentos de governadores

Os integrantes da CPI da Covid vão aguardar uma manifestação do STF para agendar os depoimentos de nove governadores que foram convocados pelo colegiado.

A lista dos governadores convocados: Wilson Lima (Amazonas); Waldez Góes (Amapá); Ibaneis Rocha (Distrito Federal); Helder Barbalho (Pará); Coronel Marcos Rocha (Rondônia); Antônio Denarium (Roraima); Carlos Moisés (Santa Catarina); Mauro Carlesse (Tocantins); e Wellington Dias (Piauí).

A convocação de nove governadores e um ex-governador (Wilson Witzel) foi decidia em meio a um racha entre os membros da CPI. Omar Aziz havia entrado em acordo com os demais membros para que não fossem convocados prefeitos, porque alargaria demais o trabalho da comissão.

Senadores como Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente, afirmam que uma manifestação do STF será fundamental para definir os próximos passos da investigação.

“Se o STF decidir que pode chamar governador, também podemos chamar o presidente [da República]”, disse Randolfe Rodrigues

Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que convocar Bolsonaro seria inconstitucional pelo princípio da separação de poderes. “O Randolfe apresentou esse requerimento porque ele não queria a convocação de governadores. É uma blindagem”, disse.

O relator Renan Calheiros, por outro lado, também afirma que não é competência do Senado convocar governadores. “Há uma vedação regimental óbvia”, disse.

Durante a reunião antes do início da sessão que votou os requerimentos, a reportagem apurou que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) mostrou aos colegas senadores que houve no início do ano uma operação da Polícia Federal envolvendo o estado do Piauí. Depois disso, o requerimento para convocação do governador Welington Dias (PT) foi apresentado, extra-pauta, pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que não integra a base governista.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments